01 fevereiro 2011

Lições de Economia para tempos de Crise - Aula 2

Dinheiro não traz felicidade! Podemos tecer várias considerações acerca desta frase por todos vós, caros leitores, conhecida! Haverá quem concorde ou discorde. Contudo, poucos terão a ousadia de discordar de antítese deste conceito. Quem já passou por dificuldades financeiras sentiu na pele essa sensação. Por dificuldades entenda-se que não me refiro, necessariamente, à pobreza. Até porque o dinheiro faz bem mais falta aqueles a quem fez as maiores promessas. Será este o nosso ponto de partida. Enriquecer sim, não porque ser rico é sinónimo de felicidade mas porque não o ser é, com quase a mais absoluta das certezas, sinal de infelicidade.
Mas como quantificar a riqueza? Esqueçam os números milionários do totoloto ou os valores astronómicos da dívida pública. Nem tão pouco se comparem ao salário do primeiro-ministro ou aos prémios anuais dos administradores das grandes empresas. Está na vossa natureza (de outra forma não desejariam ficar ricos). Se têm 10 gastam 11, se têm 50 gastam 55 e se têm 100 gastam 150. É quase certo que se vos derem 1000 vão eventualmente gastar 1500. Se têm predisposição natural para a poupança então não é riqueza que ambicionam e ser-vos-á certamente garantido amealharem alguns dinheiros durante a vida. Mas ser rico é ter sempre o suficiente para se gastar. Não vou ser original a dizê-lo, rico não é quem poupa mas quem gasta.
Garantida essa preocupação: ter sempre um pouco mais do que se vai gastar até nos poderá manter longe do estado de felicidade que almejamos atingir. Mas uma coisa é certa! Não termos de nos preocupar com dinheiro permite-nos ocupar o tempo a canalizar as nossas energias na busca desse objectivo. Ainda que “estarmos ricos” não nos aproxime pelo menos permite que avancemos pelos caminhos que buscam a felicidade.
Antes de saber quantos dígitos tem de ter na conta bancária tem de se saber qual é o estilo de vida que considera satisfatório. Fica a dúvida: porque hei de me contentar com um Mercedes se posso comprar um Ferrari? Eis a resposta: Para que há-de comprar um Ferrari quando apenas tem garagem para um Mini? Balanceando cada decisão de acordo com o nível de conforto desejado sentir-se-á rico muito antes de o seu vizinho invejar a sua conta bancária. Seguindo estas premissas atingirá, sem qualquer dúvida, a felicidade e a riqueza desejadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário